Data: EM BREVE
Dias e horários: EM BREVE
Carga horária: 32h (30 horas de aulas e 2 horas de atividades assíncronas)
Modalidade: Live Learning
Coordenação: Elmir Duclerc e Mayana Sales
Professores: Daniel Nicory, Luciana Monteiro, Samyle Regina Matos Oliveira e Vinícius Assumpção
* Vagas limitadas
Você dominará os fundamentos teóricos e práticos da justiça penal consensual, incluindo o Acordo de Não Persecução Penal (ANPP), institutos despenalizadores da Lei 9.099/95, Justiça Restaurativa e colaboração premiada. Desenvolverá competências para análise crítica das reformas processuais penais sob a perspectiva constitucional, compreendendo a tensão entre eficiência processual e garantias fundamentais. Através de estudos de casos reais, aprenderá a interpretar normas processuais penais, identificar inconstitucionalidades e aplicar estrategicamente os mecanismos negociais no sistema de justiça criminal brasileiro.
A justiça penal brasileira passa por profunda transformação com a expansão dos mecanismos consensuais. Este curso oferece formação integral e diferenciada, articulando teoria garantista e prática profissional responsável. Você se capacitará para atuar estrategicamente na advocacia, magistratura, defensoria ou Ministério Público, dominando as novas dinâmicas processuais. Em um cenário de ressignificação da atuação penal, essa capacitação é fundamental para exercer com excelência técnica e sensibilidade ética qualquer função no sistema de justiça criminal, posicionando-se como profissional preparado para os desafios contemporâneos do Direito Processual Penal.
Estudantes de Direito e recém-formados que desejem atuar na área.
Clique no botão abaixo para conferir a ementa completa do curso, e saiba mais sobre o tema que irá cursar.
Confira a Ficha Técnica do Curso
Elmir Duclerc Coordenação
Promotor de Justiça do MPBA, mestre em ciências criminais pela Universidade Cândido Mendes-RJ, doutor em Direiro pela Universidade Estácio de Sá-RJ, pós-doutor pelo Princeton Theological Seminary-NJ, professor associado de Direito Processual Penal da Universidade Federal da Bahia (UFBA).
Mayana Sales Coordenação
Advogada criminalista. Doutora em Direito Público e Mestre em Direitos Sociais e Novos Direitos pela Universidade Federal da Bahia; Pós-graduada em Ciências Criminais pelo JusPodivm. Coordenadora Acadêmica e Professora de Direito Penal e Processo Penal da Faculdade Baiana de Direito. Coordenadora da Pós-graduação em Ciências Criminais na Contemporaneidade da Faculdade Baiana de Direito.
Daniel Nicory
Doutor, mestre e bacharel em Direito pela UFBA. Defensor público de classe final, professor da Faculdade Baiana de Direito e do mestrado profissional da UFBA. Atuou no Conselho Superior da Defensoria, na coordenação do IBCCRIM-BA e na direção da Escola Superior da Defensoria Pública do Estado da Bahia.
Luciana Monteiro
Doutora em Direito pela Universidade Pablo de Olavide de Sevilha-Espanha; Diplomada em Estudios Avanzados de Tercer Ciclo (DEA) pela Universidade Pablo de Olavide de Sevilha-Espanha; Especialista em Direito Público pela UNIFACS; Bacharel em Direito pela Universidade Federal da Bahia. Professora de Direito Penal; integra o banco de docentes da Universidade Corporativa do TJBA. Assessora no Tribuna
Samyle Regina Matos Oliveira
Advogada. Conselheira Seccional da OAB/SE. Diretora da ESA Sergipe. Doutora em Direito pela UFBA. Professora Universitária. Coordenadora da Pós-Graduação em Direitos Humanos da UNIT. Presidente do Grupo de Pesquisa “O Sistema Multiportas e os Novos Paradigmas de Justiça “. Autora da obra “Justiça Restaurativa no Sistema Multiportas”, editora Dialética.
Vinícius Assumpção
Doutor em Direito, na Linha de Criminologia e Relações Étnico-Raciais pela UnB (2024) e Doutor em Direito Público pela UFBA (2025). Graduação em Direito pela Universidade Federal da Bahia (2010), Pós-Graduação Lato Sensu em Direito Processual Penal (2019) e em Direito do Estado (2012). Mestrado em Direito Público pela Universidade Federal da Bahia (2015).