Pós-graduação em Propriedade Intelectual & Legal Marketing da Faculdade Baiana de Direito

Destaque-se no mercado jurídico atual e prepare-se para os desafios da economia criativa.

Coordenação - Alessandro Matheus Marques e Kone Prieto Furtunato. Novo curso: turma 1

DOWNLOAD conteúdo programático

Expanda suas fronteiras profissionais em Propriedade Intelectual & Legal Marketing

Descubra por que fazer a pós P.I & Legal Marketing na Baiana de Direito.

Networking com corpo docente renomado e profissionais do mercado

Amplie seu círculo de contatos profissionais com especialistas em P.I & Legal Marketing, incluindo advogados, acadêmicos e executivos dos setores publicitário, tecnológico e do entretenimento.

Formação sólida e prática

Capacite-se com as ferramentas jurídicas necessárias para enfrentar demandas da propriedade intelectual, inovação e direito publicitário no Brasil.

Capacitação estratégica para o mercado competitivo

Prepare-se para realizar análises de “freedom to operate”, apoiar na construção de estratégias de P.I e atuar em assessoria para registro de softwares e marcas.


A pós-graduação da Baiana é para quem quer ter conhecimento atualizado e foco no mercado jurídico na economia criativa.

Tenha acesso aos professores e profissionais que compõem a turma e fortaleça sua rede de contatos da melhor forma: ao vivo.

Pós-graduação em Propriedade Intelectual & Legal Marketing

Docentes com expertise internacional e experiência prática

Professores renomados na área de atuação, trazendo uma visão prática para o curso.

Primeiro curso de Pós-Graduação em P.I & Legal Marketing do Norte/Nordeste

Estrutura acadêmica exclusiva para atender às demandas específicas da P.I & Legal Marketing, você pode fazer o curso de qualquer lugar do Brasil.

Foco no desenvolvimento prático para carreira

Capacite-se para uma atuação direta no mercado, enfrentando os desafios do mercado da indústria cultural e da economia criativa.

início

1 de abril

duração

12 meses
(+ 4 MESES, CASO OPTE PELO TCC)

carga horária

420 horas

modalidade

Live Learning

dias e horários

As aulas ocorrerão quinzenalmente às terças-feiras (19h às 22h), quintas-feiras (19h às 22h) e sextas (19h às 22h).
Eventualmente poderão ocorrer aulas em dias e horários distintos. 

local das aulas

Live Learning (ao vivo)

Uma pós comprometida com a sua atualização.

Um conteúdo inovador que você não encontra nos livros.

EVOLUÇÃO DA PROPRIEDADE INTELECTUAL

1. Aspectos históricos da propriedade intelectual.

2. Surgimento da propriedade intelectual.

3. Ecossistema global da propriedade intelectual.

3.1 Organismos internacionais e entidades não governamentais.

3.2 Marcos legais internacionais relevantes (aspectos gerais).

4. A proteção da propriedade intelectual no Brasil.

4.1 Tutela da propriedade intelectual nas três funções da República.

4.2 Executivo.

4.3. Legislativo.

4.4. Judiciário.

5. Principais entidades e associações nacionais vinculadas ao tema.

TUTELA JURÍDICA DA PROPRIEDADE INTELECTUAL

1. A Propriedade Intelectual no Direito Empresarial Brasileiro (aspectos históricos).

2. Direito Empresarial Constitucional.

3. Propriedade Intelectual & Direito Concorrencial.

4. Propriedade Intelectual e Direito do Consumidor.

5. Propriedade Intelectual e ESG.

6. Litígios de Propriedade Intelectual.

7. Tutela Individual da Propriedade Intelectual.

8. Tutela Coletiva da Propriedade Intelectual.

9. Propriedade Intelectual e Direito Ambiental.

PROPRIEDADE INTELECTUAL E A ECONOMIA DO CONHECIMENTO

1. Pilares da Ciência, Tecnologia e Inovação.

1.1 Abordagem histórica.

2. Formação econômica.

3. CTI no Brasil: sistema constitucional.

4. Marco Legal da CTI no Brasil.

5. Contratos de pesquisa, desenvolvimento e inovação.

6. Casos práticos.

7. Era do streaming e economia do compartilhamento.

LEGAL MARKETING E A REGULAÇÃO PUBLICITÁRIA

1. Direito e Publicidade.

2. A publicidade comercial na Constituição.

3. Estrutura jurídica da autorregulação publicitária no Brasil.

4. Setores regulados: o exemplo da Lei Murad.

5. Código Nacional de Autorregulação Publicitária.

6. Regulação de influenciadores.

PROPRIEDADE INTELECTUAL NO DIREITO GLOBAL

1. Ordenamento jurídico internacional da propriedade intelectual.

1.1 Principais contornos.

1.2 Estrutura jurídica.

2. Organismos internacionais.

3. Tratados e acordos firmados pelo Brasil.

3.1 TRIPs. 3.2 Protocolo de Madrid.

4. Desafios relacionados aos conhecimentos tradicionais.

DIREITOS AUTORAIS

1. Proteção constitucional dos direitos autorais.

2. Espécies de direitos autorais.

3. Contratos de licenciamento de direitos autorais.

4. O caso das biografias não autorizadas.

5. O caso do ECAD e a regulação da indústria musical.

6. Leading cases no STJ e no STF.

7. Plágio e suas implicações.

PATENTES, DESENHOS INDUSTRIAIS E SOFTWARES

1. Conceito e histórico de proteção.

2. Modelagem de patentes.

3. Litígios envolvendo patentes.

4. A proteção dos desenhos industriais e modelos de utilidade.

5. Regime jurídico do software.

6. Contratos de licenciamento de software e suas implicações.

A ERA DA CRIAÇÃO DE CONTEÚDO

1. Criação de conteúdo e seu regime jurídico.

2. A era do streaming.

3. Direito audiovisual e indústria cinematográfica.

4. Mídias sociais e sua regulação.

5. Open innovation.

6. Inteligência artificial e novos desafios.

REGIME JURÍDICO DAS MARCAS, INDICAÇÕES GEOGRÁFICAS E SEGREDOS INDUSTRIAIS

1. Signos distintivos.

2. Espécies de marcas.

3. Discussões centrais do registro de marcas.

4. O entendimento do STJ e do STF sobre o Direito Marcário.

5. Indicações Geográficas.

6. Segredos industriais e comerciais: dinâmica de confidencialidade.

DIREITO CONTRATUAL DA ECONOMIA CRIATIVA

1. Linhas gerais dos contratos empresariais.

2. Contratos publicitários.

3. Espécies contratuais I.

4. Espécies contratuais II.

5. Espécies contratuais III.

6. Caso prático de engenharia contratual.

CONTRATAÇÃO DE EVENTOS PÚBLICOS NO BRASIL: DA PROSPECÇÃO AO PATROCÍNIO

1. Conceito de eventos públicos.

2. Classificação das contratações de eventos públicos.

2.1 Eventos privados com patrocínio público.

2.2 Eventos públicos com patrocínio privado.

2.3 Eventos híbridos incentivados.

3. Modelagem de eventos públicos.

3.1 Modelos de patrocínio direto.

3.2 Modelos de organização de eventos.

4. Leis de incentivo fiscais.

5. Riscos e oportunidades na contratação de eventos públicos.

6. Melhores práticas.

CONTORNOS TRIBUTÁRIOS DA PROPRIEDADE INTELECTUAL E LEGISLAÇÃO PENAL APLICÁVEL.

1. Direito Tributário e a Propriedade Intelectual.

2. Nova Lei de Preços de Transferência.

3. Repercussões nos tributos diretos.

4. Repercussões nos tributos indiretos.

5. Planejamento tributário e propriedade intelectual.

6. Modelagem jurídica dos contratos intercompany.

7. Crimes contra a propriedade industrial.

OFERTA DE DISCIPLINAS SERÁ DISPONIBILIZADA PELA SECRETARIA ACADÊMICA


Conheça os seus futuros professores

Uma formação feita por Profissionais, para Profissionais

Alessandro Matheus Marques Santos
Doutorando em Propriedade Intelectual e Inovação pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). É Mestre em Direito Público pela FGV-SP e Especialista em Contratos e Responsabilidade Civil pela Universidade de Salamanca. Possui MBA Executivo em Direito Público pela FGV-RJ e Graduação em Direito pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Advogado Corporativo.
Kone Prieto Furtunato
Professora Adjunta de Direito Comercial e Propriedade Intelectual da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Doutora, Mestre e Especialista em Direito Comercial pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Bolsista Capes em Programa de Pesquisa na Universidade de St. Gallen na Suíça. Mediadora do Centro de Mediação CEDEPI (INPI e OMPI).
Amanda de Siervi
Doutora em Direito Comercial pela Universidade de São Paulo (USP). É Mestre em Direito Comercial pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e Especialista em Direito do Comércio Internacional pelo Istituto Universtario do Studi Europei. Bacharel em Direito pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Sócia de De Siervi - Propriedade Intelectual.
André Janjácomo Rosilho
Professor do Mestrado Profissional em Direito Público e da Pós-Graduação lato sensu da FGV Direito SP. Coordenador do Observatório do TCU da FGV Direito SP + Sociedade Brasileira de Direito Público - sbdp. Doutor em Direito Administrativo pela USP, Mestre em Direito e Desenvolvimento pela FGV Direito SP e Bacharel em Direito pela PUC-SP. Advogado.
Caio Mousinho Hita
Advogado criminalista com destacada atuação na área do Direito Penal Econômico e Empresarial na Sebástian Mello, Marambaia & Lins Advocacia Criminal. Pós-graduado em Ciências Criminais pela PUC-MG e Mestre em Direito Público pela UFBA. Membro do Instituto Baiano de Direto Processual Penal (IBADPP).
Carolina Macedo
Advogada e Mediadora de Conflitos. Master of Laws (LLM) em Direito Corporativo e Comercial pela London School of Economics and Political Science (LSE). É formada em Mediação Empresarial pelo CBMA e Bacharel em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio).
Daniel Pimentel Neves
Co-fundador e Diretor da Emerge, onde atua com propriedade intelectual, prospecção tecnológica, transferência de tecnologia e relação ciência e indústria, especializando-se em deep techs. Idealizou e coordenou o primeiro Ranking de Universidades Empreendedoras. É Mestre em Modelagem de Sistemas Complexos pela Universidade de São Paulo (USP) e Bacharel em Direito pela Universidade Federal de Juiz d
Fábio Riva
Graduado em Direito pela USP, mestre em Direito Internacional pela École de Droit de la Sorbonne (Université Paris I) e Master of Laws (LLM) pela New York University. Foi Diretor Jurídico Global de Propriedade Intelectual da AB InBev. É Professor do programa de pós-graduação da Escola de Direito da Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP), e licenciado como advogado no Brasil e no Estado de Nova York.
Joana Siqueira
Professora de Direito Penal na ESPM/SP. Doutoranda em Direito pela FGV/SP, Mestre em Direito Penal Econômico pela FGV/SP, LMM em Direito do Estado e da Regulação pela FGV/RJ. Advogada Criminalista. Sócia em Madruga BTW.
Lucas Barreto
Mestre pela Universidade de Fortaleza e Graduado em Direito e Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Ceará. Possui Pós-graduação em Direito Empresarial e Direito Tributário. Formação executiva em Private Equity e Venture Capital pelo Insper. Professor de cursos de graduação e pós-graduação.
Lucia Ancona Lopez de Magalhães Dias
Doutora em Direito Civil pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP) e Bacharel em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Ex-Diretora de Relações de Consumo do IBRAC, figura na atualidade como Diretora do BRASILCON (Instituto de Política e Direito do Consumidor). Sócia do Magalhães e Dias Advocacia.
Luiz Guilherme Valente
Doutor em Direito Comercial (2019) e Bacharel em Direito pela (2013) Universidade de São Paulo - USP. PhD Visiting Fellow na Sciences Po (Paris, 2018), e na Queen Mary University of London (UK, 2017-2018). Especialista em propriedade intelectual pela Organização Mundial da Propriedade Intelectual - OMPI (2012). Advogado especializado em mídia e publicidade, propriedade intelectual e legal marketin
Renan Ferracioli
Advogado e Mestre em Direitos Difusos e Coletivos pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), instituição onde também cursou a sua Graduação. É Especialista em Ciências do Consumo Aplicadas pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e Sócio da RFAD Assessoria Jurídica das Relações de Consumo e Comunicação Publicitária.
Tiago Carneiro
Doutorando em Direito Constitucional Tributário (PUC/SP). Mestre em Direito Tributário (USP). Especialista em Direito Tributário (IBET) e em Direito Público (PUC Minas). Bacharel em Direito (UFBA) e graduando em Ciências Contábeis (FIPECAFI). Autor do livro "A tributação de Royalties decorrentes da licença da propriedade intelectual" (2022). Diretor de Pesquisa do IAT e professor de Direito Tribut

BAIXE O GUIA DA SUA PRÓXIMA PÓS-GRADUAÇÃO.

Descubra por que a formação da Faculdade Baiana de Direito e Gestão é diferente.
Fique tranquilo(a), não enviaremos spam.

Ao preencher este Formulário de Inscrição você está ciente de que podemos utilizar os dados fornecidos para comunicações da Faculdade Baiana de Direito e Gestão com conteúdos informativos e promocionais referentes aos nossos cursos e eventos. Para mais informações acesse a nossa Política de Privacidade.

OBRIGADO PELO SEU INTERESSE EM NOSSO CURSO.

Clique no botão ao lado para ter acesso ao guia completo do curso.


Garanta sua vaga agora mesmo!

ou entre em contato com a nossa equipe

24x R$ 985,05

VALORES ATÉ 29/11

Cartão de Crédito

12x R$ 1.812,50 / R$ 21.749,99
9x R$ 2.364,13 / R$ 21.277,17
6x R$ 3.467,39 / R$ 20.804,34
3x R$ 6.855,98 / R$ 20.567,93
1x R$ 20.095,10


Pagamento Recorrente (Cartão de Crédito)
24x R$ 985,05 / R$ 23.641,30
18x R$ 1.247,74 / R$ 22.459,23


Confira a opinião dos nossos alunos

Centenas de profissionais já passaram pelos nossos cursos

Fernanda Campelo

Fernanda Campelo

Advogada

A Faculdade Baiana de Direito foi um ambiente incrível de aprendizado e desenvolvimento para mim. Aprender com professores que são referência em suas áreas e poder praticar o conhecimento adquirido em campeonatos de cortes simuladas e programas de iniciação à pesquisa foram experiências fundamentais para a construção da profissional que me tornei. A Baiana é, sem dúvida, o melhor lugar para quem gosta de se desafiar e enxergar o mundo de forma ampla e crítica
Fernanda Carvalho Góes

Fernanda Carvalho Góes

Salvador - BA

Me senti na sala de aula. E estava! Aulas em tempo real, fácil interação com os professores e colegas, principais temas sobre o Direito Processual e, mais importante, lecionados pelas maiores referências no assunto. Pelas primeiras aulas, já é possível saber: será uma experiência única.
Andréia Fenelon

Andréia Fenelon

Brasília - DF

Esta foi uma coisa que a pandemia me possibilitou: ter meu doutrinador preferido dando aula na sala da minha casa! Uma experiência incrível que não seria alcançada por mim, que moro em Brasília. Estou impactada com a qualidade das aulas. Recomendo!

Descubra por que a Faculdade Baiana é diferente

Dos sócios ao time de Suporte: na Baiana, todos vivem e pensam Direito

Pós-graduação em Propriedade Intelectual & Legal Marketing
Presidente da Mantenedora
Pós-graduação em Propriedade Intelectual & Legal Marketing
Diretor Geral
Pós-graduação em Propriedade Intelectual & Legal Marketing
Diretor Administrativo Financeiro
Pós-graduação em Propriedade Intelectual & Legal Marketing
Diretora e Coordenadora Acadêmica
Pós-graduação em Propriedade Intelectual & Legal Marketing
Gerente Administrativa

A Faculdade Baiana de Direito e Gestão surgiu a partir do sonho de juristas e empreendedores que, mesmo com carreiras profissionais já consolidadas, uniram-se no intuito de idealizar uma instituição voltada exclusivamente para o ensino do Direito.

Com uma matriz curricular estruturada de acordo com o que há de mais atual no ensino do Direito, a Baiana aborda em sua grade as mais relevantes questões sociais e jurídicas sem abrir mão dos princípios de gestão que atuam como um diferencial na carreira do operador do Direito.

Além do conceito 5 conferido pelo MEC, a Faculdade Baiana de Direito e Gestão também recebeu o selo “OAB Recomenda”, figura entre as instituições privadas de Ensino Superior mais bem colocadas do Brasil e foi premiada em competições nacionais e internacionais.